Histórico da FAF

Grandes e brilhantes acontecimentos marcaram a longa história de êxito da Escola Francisco Álvares Florence até os dias atuais.

            Com a denominação inicial de “Ginásio Florence”, sendo seus fundadores Dr. Mário Florence e Dr. Francisco Álvares Florence,  com status de sociedade civil, o estabelecimento foi fundado em 19 de Novembro de 1.939 e começou a atuar em 1.940, na Esplanada Valentim Gentil, 378.

            “Ginásio Estadual de Novo Horizonte” é a  denominação que passa a receber em 1.946, o qual passa a agregar também a Escola Normal de Novo Horizonte em 1.948, passando a se chamar “Escola Estadual e Escola Normal Francisco Álvares Florence” em homenagem ao seu fundador e patrono Francisco Álvares Florence.

            Através de requerimento da comunidade escolar, encaminhado ao então deputado, Dr. Orlando Zancaner, a Escola passa a ser denominada em 1.965 “Instituto de Educação Estadual Francisco Álvares Florence”.

            O prédio atual, situado a Alameda Roberto Della Togna, 1.233, foi inaugurado em 1.973 e em 1.977, passa a ser denominada “EEPG. Francisco Álvares Florence”.

            O logo atual da Escola, está baseado, no símbolo inicial , criado num concurso estudantil, em 1.964, pela então aluna Regina Célia  Theotonio. Estampava um fundo azul, um esquadro de cor branca, representando as Artes; superpondo-a uma pena de cor amarela, representando as Letras e Ciências Humanas;  na vertical um tubo de ensaio de cor rosa lilás, representando as Ciências Exatas e cinco círculos olímpicos, nas cores preta, azul, verde e branca, representando a Educação Física e esportes em geral.

            No memorial da Escola, estão expostos  vários troféus que a Escola conquistou participando de campeonatos ,  jornadas esportivas e culturais, no decorrer de sua história.

            Dr. Mário Florence, um dos  fundadores da Escola, escolheu a data de 21 de Setembro para comemorar o aniversário da instituição, por se entrada da primavera, associando a existência da Escola, a uma plantinha que produz muitas flores e frutos.

            Em toda a sua trajetória,  passou por vários mudanças estruturais, em função de legislações federais e estaduais, atendendo Cursos de Enfermagem, Formação para o Magistério e  Ensino Médio.   Em 1991, usufrui da condição de Escola Padrão, o que lhe permitia autonomia pedagógica, administrativa e liberdade para propor projetos especiais , atendo em seu percurso a uma filosofia de formação de cidadãos que cooperem  para uma atuação solidária e humanista.

            A partir de 2.007, a Escola passa a denominar-se “EMEF Francisco Álvares Florence,  status que usufrui na atualidade, em função do processo de municipalização ocorrido na data, passando a ser jurisdicionada pela DMEC – Diretoria Municipal de Educação e Cultura,  ao mesmo tempo em que ocorreu uma intensa reforma do prédio que deu um aspecto de embelezamento, organização e otimização dos espaços.

            A Instituição conta, hoje, com 15 salas de aula,  1 anfiteatro, 1 biblioteca moderna ampla e arejada, 1 refeitório com capacidade para atender os seus mais de 800 alunos, 1 laboratório de Ciências Naturais, 1 laboratório de Informática, 1 sala de professores, 1 sala de Estudo,  Secretaria, 4 salas para gestores, 2 quadras de esporte cobertas, e uma área verde distribuída em vários pontos da Escola com jardins e campo de futebol, atendendo atualmente a 856 alunos, do sexto ao nono ano.

            Desde a municipalização, a EMEF Francisco Álvares Florence, investe para alcançar as metas de excelência em educação, estabelecidas em avaliações externas como o IDEB. Em 2.007,  primeiro ano da municipalização,   alcançou média 4,2;  em 2.009, avançou para 6,1; em 2.011 subiu para 6,2 e na avaliação de 2.013 alcançou o índice 7,3, o que a coloca numa situação de 1º lugar em todo o Estado de São Paulo, e 2ª melhor Escola pública do Brasil.

            A Escola preza pela participação em todos os projetos Escolares e olimpíadas que tem como objetivo a melhoria da aprendizagem, contemplando vários alunos com medalhas de ouro, prata e bronze em participações diversas.



            Pautada nos princípios de formação de uma aprendizagem para a compreensão do mundo e da tomada de atitudes e valores humanizadores e democráticos, a “EMEF Francisco Álvares Florence”, vem contribuindo na formação de cidadãos conscientes, solidários e ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A direção da Escola FAF reserva o direito de não aceitar e nem publicar comentários de cunho ofensivo. Agradecemos a compreensão.