sexta-feira, 14 de março de 2014

MATEMÁTICA – JOGOS


Jogos no Ensino de Matemática

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):

Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções (Brasil, 1998, p.46)

Porém, é necessário que os jogos sejam escolhidos e trabalhados com o intuito de fazer aluno ultrapassar a fase de mera tentativa.

O trabalho de conclusão de curso do Mestrado (Profmat-UNESP-IBILCE) da professora Patrícia Caldato focou o estudo de um conteúdo matemático em um jogo.

Que tal dar uma olhada e tentar encontrar uma estratégia para solucionar o problema?!

Considere a malha quadriculada como quarteirões, onde as linhas horizontais e verticais representam as ruas.
Encontre uma estratégia para calcular quantos são os menores caminhos a serem percorridos de A até B.
   
1)                                                           
                                                                        
 
                     B
                        A


2)





                   B
                                          A                   


                                                                 







Em breve mais informações!!!                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A direção da Escola FAF reserva o direito de não aceitar e nem publicar comentários de cunho ofensivo. Agradecemos a compreensão.