Jogos no Ensino de Matemática
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Os jogos constituem uma forma interessante de propor
problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e
favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de
soluções (Brasil, 1998, p.46)
Porém, é necessário que os jogos sejam escolhidos e trabalhados
com o intuito de fazer aluno ultrapassar a fase de mera tentativa.
O trabalho de conclusão de curso do Mestrado (Profmat-UNESP-IBILCE)
da professora Patrícia Caldato focou o estudo de um conteúdo matemático em um
jogo.
Que tal dar uma olhada e tentar encontrar uma estratégia
para solucionar o problema?!
Considere a malha quadriculada como quarteirões, onde as
linhas horizontais e verticais representam as ruas.
Encontre uma estratégia para calcular quantos são os menores
caminhos a serem percorridos de A até B.
1)
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B
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2)
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B
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A
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Em breve mais informações!!!
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